sexta-feira, 17 de abril de 2009

"A senhora é solteirona?"




“Mais uma matéria clássica sobre aniversário de cidade. Sempre a mesma coisa, o mesmo tédio.

Nem sempre dá para inovar, quase nunca dá para curtir. Em Bela Vista, então...

Converso com o senhor de quase noventa anos de idade até que o papo flui e ele, que já está na quarta esposa, pergunta se eu sou “solteirona”.‘Você tem o quê, uns 28 anos?’

Olha para mim, me envelhece seis anos e me faz pensar, urgentemente, na compra de renew. Há coisas que só na insólita Bela Vista... só lá”


Muito mais de 15 anos de história de BVT

Mais jovem das cidades da região comemora emancipação

Gracieli Polak
BELA VISTA DO TOLDO

Colonizada por italianos, alemães, poloneses, portugueses e ucranianos, a mais jovem das cidades do Planalto Norte completou, ontem, 15 anos de emancipação política e administrativa. Repleta de bonitas paisagens, Bela Vista do Toldo aos poucos se desenvolve e mantém na agricultura sua principal vocação, a mesma dos primórdios de sua colonização.
Em um casarão antigo, com vigor físico que a idade não conseguiu apagar, um dos mais antigos moradores fala sobre a vila que habita desde criança e a cidade que agora cresce e traz, cada vez mais, conforto para seus moradores. Joaquim Angelo Pereira, prestes a completar 90 anos de idade (88 morando em Bela Vista do Toldo) cresceu junto com a pequena região e, comerciante, acompanhou de perto a evolução do lugar em que fixou raízes.
Pereira conta que, quando veio com os pais, de Joinville, para morar na então localidade chamada de Toldo, que na época tinha aproximadamente oito casas e a “bodeguinha” adquirida pelo pai, tudo era muito longe e a vista era tomada pelas araucárias, hoje não tão abundantes. “Era um lugar bom para se morar. Tinha muita erva-mate, muita riqueza, mas tudo era muito longe aqui”, recorda. Crescendo em meio às riquezas naturais e às limitações, o aposentado avalia que tudo hoje está mais fácil, ao alcance de todo mundo. Sua companheira, Tereza Janicoviski Tadra, concorda com ele.
Tereza, que morava no interior do município, hoje vê com bons olhos o progresso que toma conta da cidade. As obras do lado da casa do casal, segundo ela, são reflexos do crescimento da cidade que, na opinião do casal, deveria apresentar mais alternativas de desenvolvimento para os jovens. “Aqui não tem indústria nenhuma. Deveria ter para que muito mais gente ficasse aqui, não fosse embora”, defende Tereza.

QUE BELA VISTA!
Dona de um nome peculiar, Bela Vista do Toldo registra em sua história oficial a versão de que a denominação surgiu de exclamações de visitantes que passaram pela região e presenciavam a bonita visão das colinas com toldos. Segundo Pereira, foi Estanislau Schumann quem determinou que a localidade de Toldo, ao ser transformada em distrito, passasse a se chamar Bela Vista do Toldo. “Ele mandava aqui, era uma pessoa muito influente. Ele resolveu que aqui se chamaria Bela Vista do Toldo por causa da visão que tinha da casa dele, bem no alto, de onde ele via muito pinheiro. Na hora de definir um nome ele disse: ‘Vai ser Bela Vista do Toldo’, e ficou esse mesmo”, relembra.

As comemorações pelo aniversário do município acontecem até domingo, quando a Festa da Colheita é oficialmente encerrada.

- Matéria veiculada hoje, sexta-feira, 17 de abril de 2009.

3 comentários:

  1. velhinho safado e muitoooooo, muitooooooo espertooooooooo!!!
    Realmente, seus textos são muito bons, pena que não dá p/inventar muito numa matéria de jornal, acho que eu não daria um bom jornalista, o que eu gosto mesmo é de inventar....
    rsrsrrssrsrrsrsrsr.

    ResponderExcluir
  2. Inteirona, hein Graci... auehuahueha
    Esse velho tá com a vista prejudicada pelo excesso de pílulas azuis, aposto...
    ;)
    beijos, jornalista!

    CamilaRufine

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Olha,gostei muito daqui!!!
    A começar pelo título!!É muito inteligente e legal mesmo!
    Seremos futuras colegas de profissão!
    Parabéns pelo blog!

    Beijos=*

    ResponderExcluir